quinta-feira, 28 de julho de 2011

Inauguração da EBI de Vidigueira

A Ministra da Educação, Isabel Alçada, inaugurou no dia 19 de Janeiro, a nova Escola Básica Integrada 1, 2, 3, Frei António das Chagas, da Vidigueira.

Foi recebida nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara, Manuel Narra, e por todo o executivo camarário. A Ministra da Educação que se fazia acompanhar pelo Director Regional de Educação do Alentejo, José Lopes Verdasca, começou por agradecer a recepção, confessando ser uma entusiasta do Alentejo, das suas gentes e da sua magnífica paisagem.

Isabel Alçada deslocou-se depois à EBI 1,2,3, da Vidigueira, onde recebeu uma calorosa recepção, constituída por toda a comunidade escolar, que muito a comoveu.

(...)

Durante a visita guiada, Isabel Alçada mostrou-se muito agradada com o que viu, realçando a qualidade arquitectónica da nova Escola.

Depois do descerrar da placa, a comitiva deslocou-se para o Auditório da Escola, onde teve lugar a sessão solene.No início do seu discurso, a directora do Agrupamento, Isabel Contente, começou por fazer um historial do percurso da Escola, desde as antigas instalações até ao presente momento, agradecendo ao Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira e ao Director Regional de Educação do Alentejo, todo o apoio prestado, para que esta Escola pudesse ser hoje inaugurada e concluiu dizendo que, “(…) grandes desafios se colocam à Escola. As novas necessidades sociais, a desertificação das zonas rurais, a crise económica e sobretudo a crise de valores, reforçam a necessidade de transformar qualitativamente a Educação e a escola portuguesa. Uma escola moderna e bem equipada, constitui um forte contributo para o sucesso educativo (…)”. A finalizar, a directora dirigiu-se aos alunos presentes na sessão, referindo que “(…) esta Escola é vossa e das futuras gerações, que a vivam com alegria, responsabilidade e espírito persistente”.

Na sua alocução, o Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira, Manuel Narra, agradeceu a presença da Ministra da Educação, e ainda de todos os membros da mesa, onde estavam, o Governador Civil do Distrito de Beja, o Director Regional de Educação do Alentejo e ainda a Directora do Agrupamento, para além de todos os convidados presentes na vasta plateia que enchia por completo o Auditório da Escola, começando por referir que “(…) finalmente chegou o dia, o dia da inauguração (….) Estamos hoje a materializar um sonho, de uma década de luta incessante, por umas infra-estruturas de qualidade que sejam uma mais-valia, tanto para os nossos professores, como para as nossas crianças. Uma escola que nasceu de um simples aperto de mão, entre pessoas que ainda detêm valores tão importantes, como a palavra dada. Uma Escola que foi criada, sentando à mesma mesa, a Autarquia, a Direcção-Regional, os Professores e os Projectistas (…)”.


A encerrar a sessão, interveio a Ministra da Educação, Isabel Alçada, começando por referir que “(…) É com muito gosto que estou aqui hoje a participar nesta inauguração da vossa Escola…, desta nossa Escola. Queria agradecer muito especialmente ao Senhor Presidente da Câmara, o convite que me dirigiu para participar nesta inauguração, e queria agradecer também a recepção que me prepararam e que assistimos desde que aqui cheguei”. Continuando o seu discurso, a Ministra não deixou de dizer que “(…) naturalmente que compreendem que é um prazer muito grande, para uma pessoa que está com as funções que actualmente desempenho, inaugurar uma Escola como esta. (…) Tive muito gosto em assistir às representações musicais, à dança, e de poder entrar na sala de aula e ver a forma como os alunos estavam concentrados a trabalhar já neste espaço (…), utilizando os novos meios, os computadores, os espaços interactivos, que permitem um acesso directo a uma informação, que é transportada através desta rede nova, que é a Internet e tudo aquilo que está aqui presente nesta vossa Escola”.

( Excerto da notícia publicada no site da DREA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário