quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Estudo do Meio - "1º dezembro"

Porque é que é feriado no dia 1 de dezembro? O que é que se comemora nesta data?


Este dia é feriado nacional porque se comemora a Restauração da Independência que ocorreu em 1640.
 
Porque perdemos a Independência?
Perdemos a independência depois da morte de D. Sebastião que morreu sem deixar descendentes. Com efeito, quando em 1578 Portugal foi derrotado na batalha de Alcacer Quibir, o reino ficou sem rei e sem sucessor. Durante dois anos o trono foi ainda ocupado pelo Cardeal-Rei D. Henrique, mas os direitos do monarca Habsburgo por um lado e o seu dinheiro por outro, levaram a que grande parte da nobreza portuguesa aceitasse o domínio de um rei estrangeiro. Portugal foi governado durante 60 anos pelos reis de Espanha (Dinastia Filipina).

Porque é que ocorreu a restauração da independência?
Deu-se a restauração da independência por várias razões:
  1. O povo vivia descontente pois pagava muitos impostos.
  2. Os nossos soldados eram obrigados a combater ao lado dos exércitos espanhóis nas guerras em que a Espanha estava envolvida.
  3. As nossas riquezas eram levadas para Espanha.
  4. Os nossos territórios ultramarinos estavam a ser atacados e saqueados por holandeses e ingleses e os reis espanhóis nada faziam.
O que é que aconteceu ?
No dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 valentes cavaleiros portugueses (os “Conjurados”) assaltou o palácio onde estava a representante do rei de Espanha (a duquesa de Mântua) e mataram o  traidor Miguel de Vasconcelos  e lançaram o seu corpo para a rua pela janela.
D. João, duque de Bragança, foi aclamado rei com o título de D. João IV, dando assim início à 4ª Dinastia.



Bem, e aproveitemos bem para comemorar este feriado pela última vez, porque este é um dos que irá acabar...
Será por já não termos independência que comemorar?...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Informação - Fichas de avaliação sumativa do 1º periodo


Vamos iniciar a elaboração das fichas de avaliação sumativa do final de período.
O calendário previsto para as provas é:
  1. 6ª feira, 2 de dezembro - Estudo do meio ( toda a matéria);
  2. 2ª feira, 5 de dezembro - Língua Portuguesa ( toda a matéria);
  3. 3ª feira, 6 de dezembro - Matemática (toda a matéria);
  4. 6ª feira, 9 de dezembro - Expressão Plástica.
Bom estudo, calma e boa sorte...


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O animal do mês - "A Avestruz"

A avestruz é uma das espécies de animais vivas mais antigas. Por aquilo que sabemos atualmente a sua história remonta há mais de 20 milhões de anos. 

avestruz m

A avestruz é a maior ave existente com altura entre 2-2,5 m e peso 90-130 kg.
Apesar de ser uma ave não pode voar, pois as suas asas e penas são bastante rudimentares, mas em compensação, as pernas são vigorosas e longas o que permite uma velocidade de 60 km/h.
O pescoço é longo e a cabeça pequena, ambos sem plumagem. 

Casal

A avestruz tem dimorfismo sexual que se manifesta quando atingem 1 ano e meio. A plumagem corporal dos machos é preta sendo branca na ponta das asas e na cauda e a das fêmeas é acinzentada ou cinza puxando para o marrom.
As penas do avestruz são macias e isolantes térmicos . Como não possui dentes o avestruz engole pedrinhas ou areia para ajudar a esmagar os alimentos, que são grama, frutos, sementes, arbustos, grãos, invertebrados e insetos. Tanto a visão como a audição são bem apurados, pois é isso que lhes permite prever o perigo.

avestruz f

As avestruzes são ovíparos. As fêmeas põem seus ovos fertilizados num único ninho comunitário (um buraco escavado no chão com 30 a 60 cm de profundidade). Um ninho pode conter de 15 a 60 ovos, com um ovo médio tendo 15 cm de comprimento, 12 cm de largura, e peso de 1.4 kg. Eles são brilhantes de esbranquecidos. Os ovos são chocados pelas fêmeas de dia e pelo macho à noite, aproveitando as cores diferentes dos dois sexos para melhor camuflagem.
O periodo de gestação é de 35 a 45 dias. Após a eclosão o macho cria sozinho os filhotes.
Esta espécie vive em média 50 anos, podendo variar de 30 a 70 anos.

avestruzes Nascimento de pintos

Fêmea com pintos
Desde meados da década de 1990 que o avestruz tem sido criado em Portugal, principalmente no Alentejo com fins turísticos e comerciais, Dele utilizamos a carne, as plumas e o couro. As plumas são utilizadas em decoração e o couro é de altíssima qualidade e o segundo mais caro do mundo (só o crocodilo é mais caro). A carne... é deliciosa, macia e mais nutritiva que as demais carnes vermelhas! Possui menos calorias, menos colesterol e menos gorduras.


Curiosidades:
  1. A avestruz é uma das espécies de animais vivas mais antigas e por aquilo que sabemos atualmente a sua história remonta há mais de 20 milhões de anos. O seu antepassado habitava uma vasta área compreendida entre a Península Ibérica (incluindo Portugal)  e a China. Foi apenas no último milhão de anos que o avestruz migrou para o continente africano.
  2.  1 ovo de avestruz equivale a 20 ovos de galinha

E aqui vos deixo um desenho para colorir.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estudo do Meio - Divisão administrativa de Portugal

Portugal
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Portugal, está situado no hemisfério norte e fica na ponta mais ocidental da Europa.



Distritos



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Portugal está dividido em 18 distritos no continente e as duas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.


Distritos
Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real







Regiões Autónomas



Images: maderia.gif  Madeira

articles: azoresmap2.gif         Açores

Concelhos


Cada distrito / região autónoma é formado por concelhos.

Em Portugal há 308 concelhos (divisões territoriais), que por sua vez estão divididos em freguesias.

Freguesias

Em portugal há 4300 freguesias (a menor divisão administrativa ).



Um exemplo:


Nós vivemos no distrito de Beja.


O distrito de Beja tem 14 concelhos.

Nós vivemos num destes concelhos ( Vidigueira)

O concelho da Vidigueira é constituído por quatro freguesias: Vidigueira, Pedrógão, Selmes e Vila de Frades.

 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Língua Portuguesa - Classificação de palavras quanto ao número de sílabas

As sílabas, quando se agrupam, formam palavras (vocábulos). De acordo com o número de sílabas que as formam, as palavras podem ser:

Monossílabos

São palavras formadas por uma única sílaba.

Exemplos:

    mar
  • boi
  • céu
  •  é
  •  eu
  •  flor
  •  céu
  •  com
  •  luz
  •  mau
  •  pão
  •  pó
  •  que
  •  quem
  •  rei
  •  som

Dissílabos

São palavras formadas por duas sílabas.
Exemplos:

    leite
  • caixa
  • café
  • dever
  • livro
  • herói
  • mota
  • noites
  • roer
  • rua
  • sonhar

Trissílabos

Palavras formados por três sílabas.
Exemplos:
aluno

  • bandeira
  • cabeça
  • circuito
  • criança
  • Europa
  • jogador
  • ouvido
  • saúde

Polissílabos

Palavras formadas por mais de três sílabas.
Exemplos:

    futebolista
  • brasileiro
  • estudante
  • casamento
  • liberdade
  • universidade


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Língua Portuguesa - Tipos de Linguagem

Para comunicarmos utilizamos sempre uma linguagem.
Existem diferentes tipos de linguagem:
  • Línguagem Verbal - Utilização das palavras faladas e escritas.

 Fala


Escrita

  • Línguagem não verbal - Utilização de sons, cores, gestos, imagens, etc... 

    Gestos
    Cores
    Imagens
  • Línguagem mista - Utilização conjunta de linguagem verbal e não verbal .

Banda Desenhada


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Comemoração do Dia Mundial dos Direitos da Criança

Durante este dia trabalhámos este tema.
Primeiro o professor questionou-nos sobre o porquê da necessidade da existência dos direitos das crianças e quais seriam esses direitos.
Depois de nós pensármos sobre este assunto e encontrármos algumas das razões que leváram à existência destes direitos e de identicármos alguns dos possíveis direitos, o professor deu-nos a conhecer os dez princípios da Declaração Mundial dos Direitos da criança e efetuámos um pequeno trabalho alusivo.
No final do dia, apesar da falta de hélio para encher os balões (que não foram largados) efetuámos à porta da nossa escola uma pequena comemoração desta data.
Não sei se foi pela data mas estavamos um pouco agitados.

Articulação entre ciclos - leitura do PNL


Na passada quinta feira, efetuámos uma actividade de animação da leitura em articulação com o segundo ciclo do ensino básico (6ºA).

A atividade decorreu na Biblioteca da escola, durante a hora de desdobramento das Ciências. A leitura esteve a cargo de dois alunos do 6ºA, o Rui e da Luana e foi supervisionada pela professora Cristina . 
A história escolhida para esta sessão foi " O que eu sei sobre o coração" , que integra o "Livro com cheiro a caramelo" da escritora  Alice Vieira.

Varicela (ou catapora)

A varicela este ano está a atacar em força, particularmente na nossa turma (nunca tivemos tantos doentes em simultâneo).
Primeiro foi a Elsa e agora que ela conseguiu recuperar, temos a Ana, a Marina, O Rodrigo M. e a Tatiana.
Assim, como este é um assunto que normalmente não é abordado, resolvi fazer umas pesquisas para vos facultar mais informação.




A varicela (também conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infeciosa aguda, comum na infância dos seres humanos.
 É muito contagiosa (facilmente transmissível) e é causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3).
Vírus da varicela

 A transmissão é feita por via aérea (gotas aerossolizadas de espirros ou tosse), ou pelo contato com pele infectada. A varicela é quase exclusivamente uma doença de crianças, enquanto a zóster é uma doença de idosos (é uma forma reincidente tardia dos vírus da varicela que permanece dormente nos gânglios nervosos). A transmissão do vírus de idosos com zóster para crianças que depois desenvolvem varicela é uma importante via de infecção.
Entra no corpo pela faringe ou pelos olhos (através das mãos), multiplica-se e espalha-se pelo sangue até à pele.
O período de incubação (até o surgimento das pústulas) é de cerca de 12 dias.
Os sintomas iniciais são febre e erupções maculopapulares (exantemas), seguidas de erupções vesiculoeritematosas muito pruriginosas (ou seja, pústulas que causam comichão). As pústulas apresentam-se com base vermelha e cúpula transparente ("gota de orvalho em pétala de rosa"), com cerca de 3 milímetros de diâmetro. Várias gerações de exantemas surgem durante cerca de 4 dias, com vários estágios em zonas diferentes ao mesmo tempo.
Os exantemas são mais frequentes na região torácica, mas podem aparecer em todo o corpo, incluindo no couro cabeludo e na mucosa oral.
A varicela nas crianças é geralmente inofensiva.
Nos adultos, os sintomas são mais sérios e a doença mais perigosa. Embora normalmente possa curar-se sem problemas, por vezes pode gerar uma pneumonia intersticial ou problemas renais graves.
Tal como em qualquer outra doença, deve-se ser sempre consultado por um médico antes de tomar qualquer remédio pois o diagnóstico é clínico.
Entre os cuidados mais frequentes sugeridos ao paciente durante o período de infeção, estão cortar sempre as unhas e deixá-las limpas, evitar o contato com pessoas com baixa capacidade de defesa, usar roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras, usar luvas na hora de dormir, e evitar ao máximo coçar a varicela, porque marcas podem ficar para sempre no corpo.
É uma doença que não faz muito mal e a cura é feita pelo próprio organismo.

Boas melhoras

Caros alunos doentinhos, quero desejar-vos as boas melhoras e desejos de uma rápida recuperação!!!

À Ana, à Marina, ao Rodrigo Moreira e à Tatiana, não se preocupem e tentem descansar para recuperar mais depressa.
A varicela é chata mas vai passar depressa. Aqui fica um desenho para colorir.

domingo, 20 de novembro de 2011

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Hoje, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos das Crianças


Sabias que, como criança, tens direitos?




  • Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".





  • Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.

    (É claro que tu também tens responsabilidades para com as outras crianças e para com os adultos para que também eles gozem dos seus direitos.)










  • Vamos conhecer os 10 princípios da "Declaração..."?





  • Princípio 1º
    Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!








  • Princípio 2º
    Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.








  • Princípio 3º
    Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.








  • Princípio 4º
    As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.








  • Princípio 5º
    Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.








  • Princípio 6º
    Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.








  • Princípio 7º
    Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
    E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!








  • Princípio 8º
    Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.








  • Princípio 9º
    Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
    Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.








  • Princípio 10º
    A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.








  • Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!







  • Videos



    E aqui ficam alguns desenhos que podes colorir.