quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A maçaroca

Esta semana, a propósito da leitura de um texto de Júlio Dinis que descrevia uma desfolhada (uma realidade completamente desconhecida dos alunos)constatámos que a maior parte dos alunos desconhecia igualmente  o aspeto da planta de milho e nunca sequer tinha visto uma maçaroca.
Então o Tomé ofereceu-se para nos trazer um exemplar e ontem presenteou-nos com uma maçaroca que foi vista e apreciada por todos.

E assim entendemos melhor um texto que retrata os tempos dos nossos antepassados (desconhecidos para a nossa turma).

Parabéns Rodrigo

Ontem o nosso Rodrigo Simão fez dez anos e comemorou connosco esta importante data.
A cantar


Bolo de noz e chocolate

 

O apagar das velas


Muitos parabéns Simão. Muitos anos de saúde e de vida. O resto virá por acréscimo.

domingo, 28 de outubro de 2012

Halloween

         O Halloween é uma festa que começou a ser conhecida em Portugal recentemente por influência da cultura e da disciplina  de Inglês , pois a sua maior importância reside nos países de língua inglesa  e existem mesmo muitas pessoas que não concordam com esta festa em Portugal por não ter nada a ver com a nossa cultura. 
Mas quem conhece verdadeiramente a história do Halloween?
           O Halloween é uma das comemorações mais antigas da história, remonta há milhares de anos. O Halloween que conhecemos hoje teve a influência de muitas culturas no decorrer dos séculos . É uma festa muito popular nos Estados Unidos e Inglaterra, e é celebrada no dia 31 de outubro .
          Os celtas da Bretanha Antiga tinham o culto da natureza e tinham muitos deuses, sendo o deus Sol o seu favorito, pois era "ele" quem determinava o tempo de trabalho e o tempo de descanso, além de ser também o responsável pela beleza da terra e a fartura da colheita.
     Eles acreditavam que bruxas, demónios e espíritos de pessoas mortas ficavam pairando na véspera do 1º de novembro, quando celebravam o Ano Novo.
     Era o fim da estação do sol e início da estação do frio e da escuridão. Para eles, nesta época de inverno o deus Sol era mantido como prisioneiro de Samhain, o deus da morte e Príncipe da Escuridão. Na noite anterior ao Ano Novo, 31 de outubro, os celtas acreditavam que Samhain reunia todas as pessoas mortas. Aí os mortos assumiam diferentes formas, sendo que os maus espíritos adquiriam forma de animais. Os piores deles transformavam-se em gatos. 
     Para se proteger dos maus espíritos, os sacerdotes celtas, chamados druidas, ofereciam-lhes coisas para comer e disfarçavam-se com máscaras, para que os espíritos não lhes fizessem mal. Essa oferenda era realizada através de um ritual realizado na floresta, entre os carvalhos (considerados árvores sagradas). Acendiam fogueiras e, enquanto dançavam ao redor do fogo, realizavam o sacrifício de animais, que era oferecido juntamente com as colheitas. Ao amanhecer os druidas davam a cada família uma centelha daquela fogueira para que ela acendesse com ele o fogo com o qual iria cozinhar. Acreditava-se, assim, a casa estaria mantida livre dos maus espíritos. 

Símbolos e Tradições


Esta festa, por estar relacionada na sua origem com a morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


Algumas imagens alusivas:






Video

Maçãnitas/Maçãzinhas, Dão ou Jujuba

Na última semana, a Ana França trouxe-nos maçãnitas que partilhou com toda a turma.
Este fruto que é muito apreciado por todos, nomeadamente pelas crianças, é atualmente  muito caro comparativamente com todos os outros frutos.
A famosa maçãnita
Esta oferta da Ana encheu-nos de curiosidade e fizemos uma pesquisa onde ficamos saber que este pequeno fruto, conhecido no Brasil por a maçã do pobre tem o nome de Dão ou Jujuba.

Jujuba

Nome popular

JUJUBA, DÃO, MAÇÃZINHA (Maçãnita)

Nome científico

Zizyphus jujuba Mill


Propriedades medicinais das frutas jujuba


A jujuba (ziziphus jujuba) é uma planta originária da china, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos. Também é conhecida como a data chinesa tsao e, a jujuba é hoje cultivada no norte da áfrica, sul da europa, rússia, oriente médio e partes do sudoeste dos estados unidos. Quando madura, a fruta é vermelha e doce.

Tem um teor de vitamina c muito elevado. as propriedades medicinais da fruta jujuba foram conhecidas e usadas há milênios por diversas culturas, de acordo com a rare fruit califórnia site growers. um uso popular medicinal das frutas jujuba é para um chá para tratar dor de garganta.


Parte usada
Apesar de em Portugal se consumir essencialmente o fruto, as sementes, fruto, raiz, casca da planta tem funções terapêuticas.

Indicações terapêuticas

As diferentes partes deste fruto tem efeitos comprovados ao nível de :Insónia, ansiedade, tônico do cabelo, diabetes, melhora a memória e a cognição em pessoas com idade mais avançada, problemas digestivos e do fígado, fraqueza, obesidade, problemas urinários, doenças de pele, febre, diarréia.
Jujuba





sábado, 27 de outubro de 2012

Horário de Inverno

Não se esqueçam que hoje muda a hora.
Como passamos para o horário de inverno devemos atrasar uma hora o relógio às 2 horas.
Aproveitem bem mais uma hora de sono.
Atrasar uma hora

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

História de Portugal IV - Os Lusitanos

Do encontro entre o povo Ibero e Celta, deu-se uma mistura e surgiram os Celtiberos.
Tribos
De entre as tribos Celtiberas destacam-se os Lusitanos que viviam na região entre os rios Douro e Tejo  e que mais tarde deram origem aos Portugueses.
Aldeamento

 
 
Muitas vezes , os Celtiberos andavam em guerra entre si . Foi por isso que construíram as suas povoações no cimo dos montes, rodeados de muralhas. A essas povoações deu-se o nome de castros ou citânias.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

História de Portugal III - Os Celtas

Celtas
Os Celtas foram um povo guerreiro e agricultor que chegaram à Península Ibérica depois dos Iberos. Este povo veio do centro da Europa.

Local de origem dos Celtas e de povoamento

História de Portugal II - Os Iberos

Os Iberos vieram do Sul ( do Norte de África)
Os Iberos, foram o primeiro povo a habitar a península Ibérica. Pensa-se que tenham vindo do Norte de África.
 
 

Banda Desenhada

A Banda Desenhada é um tipo de texto misto porque tem palavras e imagens.
Astérix de "René Goscinny"
Na Banda Desenhada além das legendas, existem as falas e os pensamentos das personagens que  estão dentro de balões. Assim, existem balões de fala e de pensamento com aspeto diferente.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Península Ibérica - Situação geográfica

 
 A Península Ibérica fica situada no sudoeste da Europa. E é formada por Portugal e Espanha.

Península Ibérica

Além destes dois países a península é formada ainda pelos territórios de

Gibraltar (que pertence ao Reino Unido) e Andorra.
 
Video
 

História de Portugal I - Os Primeiros Povos

         A Península Ibérica  foi habitada, há mais de um milhão de anos, por povos primitivos, nómadas (que se deslocavam permanentemente à procura de alimento).
Evolução do Homem


Povos Recoletores
Homem caçador recoletor

          Estes povos alimentavam-se de frutos selvagens, de raízes, da pesca e da caça, ou seja, de tudo o que a natureza lhes proporcionasse. Viviam em grutas e cavernas e cobriam as suas paredes com gravações e pinturas de animais. Era a arte rupestre.
Pintura Rupestre
          Com o passar do tempo, estes povos tornaram-se sedentários e começaram a fixar-se em várias regiões pois começaram a cultivar os seus alimentos e a criar animais para a sua alimentação.
Comunidades agro pastoris


Visão do interior de uma casa

 
Video
 
 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dia Internacional de Redução de Catástrofes

O 4º H em primeiro plano

 No âmbito do dia internacional de Redução de Catástrofes, decorreu no passado dia 13 de outubro, uma palestra que teve como orador o Técnico Superior de Proteção Civil, Emanuel Pestana, que sensibilizou alunos e professores para a necessidade de prevenção contra catástrofes.
Com esta atividade pretende-se que os alunos recordem algumas regras de prevenção e as voltem a transmitir aos seus familiares.

Poesia

Numa poesia, cada linha é um verso.
Alguns versos rimam porque os finais dos versos apresentam sons idênticos.
A um conjunto de versos damos o nome de estrofe.

"A Menina Feia" - Luísa Ducla Soares
 
Curiosidade
 
As estrofes podem ser classificadas quanto ao número de versos em:
( 1 verso ) monóstico ,
(2 versos ) dístico,
(3 versos) terceto,
(4 versos) quarteto ou quadra,
( 5 versos) quintilha ,
(6 versos)  sextilha,
( 7 versos) septilha ,
( 8 versos) oitava,
( 9 versos) nona,
( 10 versos ) décima,
...

Prosa

Um texto em prosa divide-se em parágrafos.
A cada parágrafo corresponde um momento da história. Sempre que terminamos um parágrafo mudamos de linha e iniciamos a linha um pouco mais para a direita.
Cada parágrafo é formado por uma ou mais frases.
Cada frase é composta por um conjunto de palavras organizadas com um sentido.


 


Texto oral / texto escrito


Conversa

Quando as pessoas conversam, produzem um texto oral.
Mas, quando transcrevemos a sua conversa para o papel, passamos a ter um texto escrito.

Problema da quinzena I

Hoje retomamos os nossos problemas da quinzena e aqui partilho o primeiro:





O casal de coelhos 
    Coelho.wmf (7190 bytes)    Coelho.wmf (7190 bytes)
Em Janeiro deram-te um casal de coelhos acabados de nascer. Dois meses depois, eles dão origem a outro casal de coelhos, continuando daí em diante a produzir outro casal todos os meses.
Quantos casais de coelhos existiam em Setembro? 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A televisão e as crianças


Como todas as crianças, o seu filho gosta de assistir TV.  Contudo,você limita o tempo diante da televisão?

Saiba como a TV influencia no desenvolvimento das crianças: http://abr.io/influencia-TV

Dia Mundial da Alimentação



16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação.
Esta comemoração teve o seu  início em 1981 e atualmente é celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.
Em Portugal, nunca como hoje é importante falar destes temas, nomeadamente nas suas vertentes: alimentação equilibrada, desnutrição, obesidade,...
Nova Roda dos Alimentos estabelece as propoções a ingerir diariamente

Video



O Ministério da Educação apresentou um manual de nutrição infantil com atividades para crianças do ensino básico e o novo programa de saúde para prevenir a obesidade infantil.
O livro, Manual de Nutrição Infantil, da autoria de João Breda, Ana Rito e Ana Lúcia Silva, tem fichas de atividades para alunos do 1.º ciclo do ensino básico para introduzir boas práticas de alimentação saudável de uma maneira que se pretende pedagógica e, ao mesmo tempo, divertida para as crianças. 

Aguarda-se a sua chegada às escolas.



sábado, 13 de outubro de 2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Projeto Fénix


Mais um projeto que nos bate à porta para implementação e que vai dar muito que falar nos próximos tempos.
Aconselha-se uma leitura atenta.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

As canções da Maria -" Cuqui Marracuchi"

Hoje, para desentorpecer a língua deixo-vos esta engraçada canção.

As canções da Maria  - Maria de Vasconcelos

O Ernesto

O Ernesto "agastado" com o calor
Enquanto estudámos o esqueleto, tivemos a "visita" do Ernesto, um esqueleto ainda com os órgãos internos que o José teve a amabilidade de partilhar connosco ao longo de uma semana.


José e o Ernesto


A sua visita foi muito importante pois permitiu-nos identificar, descrever  e manusear os diferentes ossos. 






Foi uma semana em que aprendemos muito e em que nos divertimos com os ossos ou órgãos que o Ernesto teimava em perder.
O nosso agradecimento ao José Honrado que trouxe o Ernesto e à Ana França que trouxe um livro em 3D sobre o mesmo assunto.