Este Blog pretende ser uma janela aberta para as actividades desenvolvidas pelo professor, alunos e pais ou encarregados de educação da turma H, no esforço colectivo que é a tarefa de educar para a vida as novas gerações.
Pretende ser um espaço de reflexão, de partilha, de divulgação, de convívio e de exposição de ideias e materiais.
A função circulatória é o nome que se dá ao processo de circulação do sangue por todas as partes do corpo.
Nesta função o sangue fornece oxigénio e nutrientes a todas as células e retira as impurezas existentes (dióxido de carbono e outras).
O que é o coração?
O coração é um músculo, mais ou menos do tamanho de um punho fechado que num adulto bate entre 60 e 80 vezes por minuto. Este batimento faz com que o sangue chegue a todas as partes do corpo. É o órgão principal do sistema circulatório.
Como circula o sangue no nosso corpo?
O coração contrai-se (diminui de tamanho) e envia o sangue para as artérias, que o levam a todas as partes do corpo. Nas células, o sangue deixa o oxigénio e os nutrientes e recebe o dióxido de carbono.
Em seguida, o sangue regressa ao coração, através das veias. É o movimento de dilatação (aumenta de tamanho).
Depois, o coração envia o sangue para os pulmões, onde deixa o dióxido de carbono e recebe oxigénio.
Estes movimentos, acontecem ao mesmo tempo, repetindo-se sempre sem parar.
Esta semana iniciámos o estudo das funções do nosso corpo. Como esta matéria já tem alguma complexidade, partilho-a convosco nesta postagem.
Porque precisamos de comer?
Necessitamos comer pois são os alimentos que nos fornecem a energia de que precisamos para viver.
Quanto maior for a nossa atividade física, maior será a quantidade de energia que precisamos.
Dieta Mediterrânica
O que é a digestão (função digestiva) ?
A função digestiva, é a função do nosso corpo que transforma os alimentos que comemos em partículas (pedacinhos) chamadas nutrientes, que são tão pequenas que conseguem ser transportadas pelo sangue para alimentarem o nosso corpo.
Globos vermelhos do sangue
O que acontece aos alimentos durante a digestão?
Durante a digestão os alimentos são transformados em nutrientes.
A digestão começa na boca, onde os dentes cortam e esmagam os alimentos. Depois da comida ser mastigada e , com a ajuda da língua, misturada com a saliva (produzida pelas glândulas salivares), transforma-se numa pasta chamada bolo alimentar.
Em seguida, o bolo alimentar, passa pela faringe e pelo esófago até chegar ao estômago.
Quando chega ao estômago (saco muscular em forma de “J”), o bolo alimentar, junta-se ao suco gástrico e transforma-se numa massa mais fina chamada quimo e segue para o intestino delgado.
No intestino delgado, recebe os sucos do pâncreas e da vesícula (fígado), e transforma-se em partículas ainda mais pequenas, o quilo. Estas particulas, atravessam as paredes do intestino delgado e passam para o sangue que as transporta para todo o corpo.
Tudo o que não foi aproveitado na digestão, segue para o intestino grosso e transforma-se em fezes que ficam armazenadas no reto até serem expulsas pelo ânus.
Gravura aparelho digestivo
Partilho convosco estas fichas que vos poderão ajudar a ter consciência daquilo que sabem.
Curiosidades
Pela garganta (faringe) passam os alimentos e o ar. É por isso que nos engasgamos quando um alimento vai para o canal do ar.
O esófago mede aproximadamente 25cm e com o auxílio de músculos, empurra o bolo alimentar até o estômago.
Se pudéssemos esticar os intestinos, eles formariam um tubo com 6 metros de comprimento.
Na saída do estômago há um anel muscular que segura os alimentos, fechando como um elástico,que só abre quando a comida já está suficientemente líquida.
Vomitar é a maneira que o sistema digestivo encontrou para se livrar das toxinas que irritam o estômago!
Mais uma vez uma atuação fabulosa. Trata-se de dois miúdos russos num programa de talentos do seu país. Mais uma vez um espanto...o que se consegue com talento e muito trabalho.
Esta semana experimentámos efetuar um "Jogo de papéis". O professor criou três situações distintas (baseadas na realidade), montou um cenário e atribuíu conjuntos de quatro papéis diferentes que os alunos da turma deveriam encarnar, interagindo com as restantes personagens.
Um roubo
Foi uma forma diferente de abordarmos diferentes problemas e de dialogarmos sobre essas situações de conflito.
O alccolismo
A actividade, de forma geral, decorreu muito bem, confirmou a apetência de muitos alunos para esta área, revelou alguns talentos inesperados e apenas um aluno revelou dificuldades em se entregar à actividade, pois não chegou a falar.
No consultório
Contudo, foi um momento a repetir (com outras situações e personagens) pois, ao mesmo tempo que foi lúdica, foi educativa e fez-nos pensar.
No âmbito do Ensino experimental das ciências, esta semana fizemos uma actividade experimental sobre as alterações que ocorrem no nosso corpo (ao nível da pulsação) quando fazemos exercício físico.
Após conhecermos a questão problema " O que acontece no nosso corpo (pulsação) quando fazemos exercício físico?", formulámos as hipóteses, identificámos as variáveis, enumerámos o material necessário e os procedimentos.
Após realizarmos a experimentação, efetuamos os registos e retirámos as conclusões.
Antes de terminarmos respondemos à questão problema e verificámos que a Mariana e o Luís tinha formulado as hipóteses corretas.
O outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno. É caracterizado por uma descida das temperaturas, pelo mudar de cor das folhas das árvores (de verde para amarelo, laranja, vermelho, castanho). Esta época é igualmente caraterizada pelo queda de muita precipitação (chuva) e pela partida das aves que migram (andorinhas).
O nosso Outono ( hemisfério norte), também chamado de "outono boreal", tem início, a 22 ou 23 de setembro e termina a 21 ou 22 de dezembro.
E aqui ficam alguns desenhos que podem imprimir e pintar. Disfrutem o outono.
Esta semana fizemos um Jogo de identificação com todos os elementos da turma. Primeiro fizemos o nosso autorretrato (que estranha fica esta grafia) e colocámos seis caraterísticas físicas ou psicológicas. Depois o professor apresentou as caraterísticas e nós tentámos adivinhar quem era. Nos casos em que não conseguimos adivinhar, recorremos aos desenhos.
E não é que só tivemos dúvidas num desenho?
Aqui vos deixo alguns dos melhores trabalhos.
Tomé Palhete
Ana França
Luís Antunes
Estão engraçados ?... Não estão ?...
Só é pena terem sido pintados a lápis de cor e não terem as cores mais definidas.
Há algum tempo, deparei-me com uma comunicação da Drª Cybele Meyer (professora, artista plástica, psicopedagoga, escritora e formadora na Universidade de S. Paulo) sobre a evolução do grafismo infantil que resolvi partilhar convosco, ainda que muito parcialmente.
Afirma-se que o desenho é a forma de raciocinar sobre o papel.
Desenhar é exercitar a inteligência. Na verdade o desenho não reproduz as coisas que vemos mas traduz a visão que temos delas.
Podemos dizer que o desenvolvimento do grafismo é a revelação da natureza emocional e psiquica da criança. É a sua linguagem gráfica onde deixa registadas as suas ideias, as suas vontades e as suas fantasias.
É através da evolução do grafismo que podemos acompanhar as mudanças e aprimoramentos dos desenhos da criança e o seu próprio crescimento.
Esquema corporal de Vygotsky sobre a evolução do desenho infantil.
Nos últimos dias fizemos a revisão de "Os órgãos dos sentidos". Aqui fica um contributo para esse trabalho.
O ser humano tem cinco sentidos (capacidades) que lhe permitem relacionar-se com o mundo que o rodeia (pessoas, objetos, luzes, fenómenos climáticos, cheiros, sabores, etc).
Os cinco sentidos são: audição,olfato, paladar, tato e visão.
Audição
A audição é a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) através dos ouvidos.
Olfato
O olfato é a capacidade de sentir o cheiro das coisas através do nariz.
Paladar
O paladar é o sentido (capacidade) de sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas através da boca ( papilas gustativas que existem na língua).
Tato
O tato é a capacidade de sentir através do contato com a pele ( especialmente das mãos).
Visão
A visão é a capacidade de visualizar objetos e pessoas através dos olhos.
Em resumo estes são os cinco órgãos dos sentidos que possuímos: a audição (nos ouvidos), o olfato (no nariz), o gosto ou paladar (na boca), o tato (na pele) e a visão (nos olhos).
Aqui fica um pequeno video (canção) que vos poderá ajudar a compreender e fixar esta matéria.
A seguir estão alguns materiais / actividades que podem imprimir e efetuar, resolver oralmente ou apenas ler.
Espero que gostem.
Partilho convosco estas fichas que vos poderão ajudar a ter consciência daquilo que sabem.