Este Blog pretende ser uma janela aberta para as actividades desenvolvidas pelo professor, alunos e pais ou encarregados de educação da turma H, no esforço colectivo que é a tarefa de educar para a vida as novas gerações. Pretende ser um espaço de reflexão, de partilha, de divulgação, de convívio e de exposição de ideias e materiais.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Provas Finais do 1º Ciclo - Reunião com Enc. de Educação
A fim de proceder a esclarecimentos de extrema importância sobre a realização das provas Finais de 1º Ciclo, comunico que se irá realizar no dia 30 de abril, às 18 horas, na sala 5 , uma reunião para a qual estão convocados todos os encarregados de educação.
Mais informo que a convocatória já enviada através dos vossos educandos e que este é um vosso direito e um dever .
domingo, 28 de abril de 2013
Sónia e as profissões
Neste domingo, deixo-vos alguns vídeos musicais da apresentadora Sónia Araújo sobre algumas profissões.
Para descontrair...
A Professora
O Bombeiro
O Polícia
domingo, 21 de abril de 2013
25 de abril de 1974
Porque se comemora esta data?
Comemora-se esta data porque houve uma revolução neste dia.
Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, o nosso país viveu numa ditadura, ou seja, não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.
Primeiro, Portugal foi governado por Salazar e a seguir, por Marcelo Caetano.
Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país: acabou a ditadura e começou a democracia.
Por causa da Revolução dos Cravos, o povo português passou a ter liberdade. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».
Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional.
Grândola - A canção de abril
Capitães de abril (excerto)
Capitães de abril - O filme
Portugal 74-75 - Documentário
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Despacho n.º 5165-A/2013 de 16 de abril
Novamente um "Novo programa de matemática no Ensino Básico".
Passaram quatro anos sem livros, com livros,com muito trabalho, com reuniões, com dúvidas, sem esclarecimentos, com resultados (?), sem resultados (?) e com muito trabalho, muitas dúvidas, muitas reuniões...
O ministério da Educação substituiu de novo o programa de matemática do ensino básico...agora de acordo com a metas curriculares.
Passaram quatro anos sem livros, com livros,com muito trabalho, com reuniões, com dúvidas, sem esclarecimentos, com resultados (?), sem resultados (?) e com muito trabalho, muitas dúvidas, muitas reuniões...
O ministério da Educação substituiu de novo o programa de matemática do ensino básico...agora de acordo com a metas curriculares.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) revogou hoje, por despacho publicado em Diário da República, o programa de matemática em vigor para o ensino básico, substituindo-o progressivamente por um documento que entra em discussão pública na próxima semana.De acordo com a informação disponibilizada hoje pelo MEC, “o novo programa substituirá progressivamente o antigo programa de matemática”, e a sua implementação acompanhará o calendário estabelecido para as metas curriculares.
Sem comentários...
domingo, 14 de abril de 2013
Matemática - Revisão das Unidades de Medida de Capacidade
A unidade principal das medidas de capacidade chama-se litro.
Contudo, existem situações em que esta unidade não é prática por ser demasiado grande ou demasiado pequena.
Se queremos medir grandes capacidades ela é muito pequena, mas se queremos medir capacidades muito "pequenas", a unidade litro é muito "grande".
É por isso que existem os múltiplos e submúltiplos do litro.
Na tabela abaixo estão representadas as unidades de capacidade, os seus símbolos e o valor correspondente em litros.
Múltiplos e submúltiplos do litro
Múltiplos
|
Unidade Principal
|
Submúltiplos
| ||||
quilolitro
|
hectolitro
|
decalitro
|
litro
|
decilitro
|
centilitro
|
mililitro
|
kl
|
hl
|
dal
|
l
|
dl
|
cl
|
ml
|
1000l
|
100l
|
10l
|
1l
|
0,1l
|
0,01l
|
0,001l
|
Cada unidade é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.
Leitura das medidas de capacidade
- Exemplo: leia a seguinte medida: 2,478 dal
kl | hl | dal | l | dl | cl | ml |
2, | 4 | 7 | 8 |
Lê-se "2 decalitros e 478 centilitros".
Litro é a capacidade de um cubo que tem 1dm de aresta.
1l = 1dm3
Relações
1l = 1dm3
1ml = 1cm3
1kl = 1m3
Matemática - Revisão das Unidades de medida de Comprimento
A unidade principal das medidas de comprimento é o metro. Contudo, existem situações em que essa unidade não é prática por ser demasiado grande ou demasiado pequena.
Se queremos medir grandes extensões ela é muito pequena, mas se queremos medir extensões muito "pequenas", a unidade metro é muito "grande".
É por isso que existem os múltiplos e submúltiplos do metro.
Na tabela abaixo estão representadas as unidades de comprimento, os seus símbolos e o valor correspondente em metros.
Quilómetro
km
|
Hectómetro
hm
|
Decâmetro
dam
|
Metro
m
|
Decímetro
dm
|
Centímetro
cm
|
Milímetro
mm
|
1000 m
|
100 m
|
10 m
|
1 m
|
0,1 m
|
0,01 m
|
0,001 m
|
Na tabela, cada unidade de comprimento corresponde a 10 vezes a unidade da comprimento imediatamente inferior (à direita), ou seja é dez vezes maior. O inverso também acontece, cada unidade de comprimento, corresponde a 1 décimo da unidade que está à sua esquerda.
Regras Práticas:
- Para passar de uma unidade para outra imediatamente inferior devemos fazer uma multiplicação por 10.
Ex : 1 m = 10 dm
- Para passar de uma unidade para outra imediatamente superior, devemos fazer uma divisão por 10.
Ex : 1 m = 0,1 dam
- Para passar de uma unidade para outra qualquer, basta aplicar sucessivas vezes uma das regras anteriores.
Ex : 1 m = 100 cm
1 m = 0,001 km
sábado, 13 de abril de 2013
Despacho nº 5048-B de 12 de abril
Foi publicado no Diário da República de ontem, dia 12 de abril, um despacho do Ministério da Educação e Ciência – Gabinetes do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar e do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário que estabelece os procedimentos exigíveis para a concretização da matrícula e respetiva renovação, e normas a observar, designadamente, na distribuição de crianças e alunos, constituição de turmas e período de funcionamento dos estabelecimentos de educação e de ensino.
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Alerta - Piolhos
A pedido da senhora Enfª Rosário e da Direcção desta escola, informo todos os pais e encarregados de educação que existem piolhos neste estabelecimento de ensino.
Mais se informa que deverão ser tomados todos os procedimentos julgados necessários ( lavagem da cabeça de toda a família com produto adequado e de almofadas, bonés e outras peças de roupa que estejam em contato como cabelo, aspiração de sofás,...).
Para saber mais clicar na imagem |
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quarta-feira, 10 de abril de 2013
Leira dos Odores V - O Poejo
O Poejo ( Mentha pulegium) que é conhecido no Brasil como hortelãzinho é uma das espécies mais conhecidas do género Mentha. É uma planta perene que cresce bem em locais húmidos ou junto de cursos fluviais onde pode existir no estado selvagem.
Pode medir entre 30 a 40 cm.
Esta planta é utilizada nos cozinhados mas deve ser evitada pelas grávidas.
Esta planta aromática de crescimento espontâneo, é conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental pelas suas propriedades ( carminativa, relaxante,...).
domingo, 7 de abril de 2013
Matemática - Vamos dividir mentalmente
Dividir mentalmente números inteiros
Dividir mentalmente números inteiros
( mais avançado)
Dividir mentalmente números decimais
( Postagem por terminar)
Dividir mentalmente números inteiros
( mais avançado)
Dividir mentalmente números decimais
( Postagem por terminar)
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Ensino Experimental das Ciências
Hoje, efetuamos mais uma atividade experimental onde procuramos responder à questão problema:
O que acontece se colocarmos ovos da Artémia Salina ( ser marinho) numa solução composta por água e sal ?
Depois de identificarmos :
Em seguida procedemos à realização da atividade e aguardamos até à próxima segunda-feira para podermos observar os resultados e retirar conclusões.
O que acontece se colocarmos ovos da Artémia Salina ( ser marinho) numa solução composta por água e sal ?
Depois de identificarmos :
- os materiais necessários (2 recipientes, 4ooml de água da torneira , 400 ml de água destilada, 25+ 25 colheres de sal e 3 + 3 espátulas de ovos com nutrientes),;
- aquilo que mantemos ( tipo de recipiente, quantidade de água, quantidade de sal, quantidade de ovos, temperatura, luz e tempo - 48h );
- aquilo que vamos mudar (tipo de água);
Em seguida procedemos à realização da atividade e aguardamos até à próxima segunda-feira para podermos observar os resultados e retirar conclusões.
Material necessário |
Medindo a água |
Adicionando o sal
|
História de Portugal XX - O 1º de dezembro de 1640
A partir de 1580, Portugal foi governado por reis espanhóis e perdeu alguns territórios devido aos ataques dos holandeses e dos ingleses que eram inimigos dos espanhóis.
A 1 de dezembro de 1640, um grupo de portugueses revoltou-se e conseguiu recuperar a independência. aclamando D. João IV rei de Portugal.
Com a restauração da Independência, deu-se início à 4ª Dinastia, a dinastia de Bragança.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
A Leira dos Odores
A nossa leira de plantas aromáticas e medicinais está a crescer.
Após o Hugo e a Alexandra terem preparado a drenagem do vaso colocando pedrinhas, pudemos colocar terra e fazer as plantações.
A Ana França e o Pedro Carriço plantaram o loureiro.
O Rodrigo Moreira e o Manuel Liberal, plantaram a hortelã-verde.
O Eduardo Caeiro e a Mariana Carrujo plantaram hortelã.
A Marta Franganito plantou o cebolinho.
O Henrique Carapinha e o Tomé Palhete plantaram a hortelã da ribeira.
A Ana e o José Honrado colocaram mais terra.
A Mariana e a Elsa Pestana plantaram os poejos.
O canteiro vai ficando composto e perfumado, mas ainda há espaço para mais uns odores.
História de Portugal XIX - A Dinastia FIlipina
Depois de Filipe II de Espanha ter ocupado Portugal em 1580 o povo português recusava-se a acreditar que D. Sebastião tinha morrido e aguardava o seu regresso.
Esta dinastia que existiu entre 1580 e 1640, teve três reis, a saber:
Filipe I de Portugal ( Filipe II de Espanha);
Filipe II de Portugal ( Filipe III de Espanha);
Filipe III de Portugal ( Filipe IV de Espanha).
Esta dinastia que existiu entre 1580 e 1640, teve três reis, a saber:
Filipe I de Portugal ( Filipe II de Espanha);
Filipe II de Portugal ( Filipe III de Espanha);
Filipe III de Portugal ( Filipe IV de Espanha).
História de Portugal XVIII - D. Sebastião
D. Sebastião, ainda menor, sucedeu no trono a D. João III, com a regência primeiro de sua avó (D. Catarina) e depois do cardeal D. Henrique.
Só em 1568, o reizito apenas com 14 anos, foi declarado maior pelas cortes.
Em 1578, com o desaparecimento de D. Sebastião de cognome "O Desejado" na batalha de Alcácer Quibir (Marrocos), pode dizer-se que Portugal perdeu a independência. A D. Sebastião que desapareceu sem descendência, sucedeu D. Henrique, seu tio, com 66 anos e sem filhos que reinou durante 2 anos. Após a sua morte surgem muitos pretendentes à sua sucessão, sendo o mais forte Filipe II de Castela que se impôs pela força económica e das armas. |
Matemática Revisões - A Multiplicação
Para aqueles alunos que gostam menos da matemática e que não vêem a sua utilidade, ou para aqueles que adoram a matemática e que gostam de saber sempre um pouco mais, partilho este video.
História de Portugal XVII - Portugal no século XVI
Portugal, no século XVI dominava um grande império que se estendia por quatro continentes: Europa, África, Ásia e América.
Os descobrimentos permitiram o desenvolvimento do comércio.
Os portugueses comercializavam:
Locais em que os portugueses faziam comércio |
Os portugueses comercializavam:
- ouro;
- pedras preciosas ( esmeraldas, rubis, diamantes,...);
- açúcar;
- marfim ( dentes de elefante );
- malagueta;
- tabaco;
- seda;
- porcelanas chinesas;
- especiarias (pimenta, canela, noz-moscada e cravinho);
- escravos.
Estes negócios davam muito lucro.
Natação A.E.C.(s) - 3º Período
Cumpre-me informar que, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, haverá natação nas datas seguintes:
- 04 de abril;
- 02 de maio;
- 30 de maio.
Nota: Só hoje recebi informação das datas.
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Animal do mês - Abelharuco
Este mês resolvi dar a conhecer um animal que existe muito na nossa região, que é pouco conhecido e que se distingue pela sua beleza.
Os abelharucos são também conhecidos como melharucos, abelheiro, abelhuco, alrute, barranqueiro, milheirós e pita-barranqueira.
Os abelharucos distribuem-se pela Europa, África, Madagáscar, sul da Ásia e Austrália. Em Portugal, são abundantes na zona do Alto Alentejo, nas zonas de montado. são aves migratórias que vivem a maior parte em latitudes elevadas, migrando para zonas tropicais e subtropicais na época da reprodução.
Os abelharucos são aves de pequeno a média porte, com bico longo, comprido lateralmente e um pouco curvado. A cauda é bem marcada e geralmente arredondada. A Plumagem dos abelharucos é colorida, em tons de verde vivo com manchas de outras cores na zona da garganta, barriga e/ou dorso. Não há dimorfismo sexual notório.
Os abelharucos têm uma alimentação baseada em insetos, principalmente abelhas e vespas. As presas são caçadas em voo e antes de ingerir a sua refeição, o abelharuco retira o ferrão do insetop esmagando-o contra uma superfície dura.
Vivem em grupo formando colónias. os ninhos são escavados nas margens dos rios, ou reciclados de tocas de animais. As posturas contêm entre 2 e 6 ovos brancos e os juvenis recebem os cuidados de ambos os progenitores.
Leira dos Odores IV - Hortelã-da-Ribeira
Mais uma postagem, mais um odor da nossa região que trouxeram para a nossa leira.
A Hortelã-da-ribeira ( Menta cervina), também conhecida por alecrim-do-rio, erva-peixeira, hortelã-crespa, hortelã-dos-campos, hortelã-dos-pântanos, menta-peixeira é uma planta muito utilizada no Alentejo e Algarve como erva aromática para temperar as caldeiradas.
Esta planta distribui-se pela Península Ibérica , Norte de África e Sul de França.
Leira dos Odores III - Cebolinho
Mais um odor, mais uma erva aromática muito usada que nos trouxeram.
O cebolinho (Allium schoenoprasum) também é conhecido popularmente como cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho em Portugal. É uma planta originária da Europa.
É uma planta vivaz que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura.
Em junho cobrem-se de flores rosa-pálido semelhantes a pompons. Estas flores devem ser imediatamente retiradas para que as novas folhas possam rebentar.
As folas frescas têm um agradável e suave sabor a cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco, em pratos de ovos e queijo e também na decoração de pratos.
terça-feira, 2 de abril de 2013
Poema do Mês II - "Havia um menino"- Fernando Pessoa
HAVIA UM MENINO
Havia um menino
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.
Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.
Por isso ele andava
depressa, depressa,
p´ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.
Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo
FERNANDO PESSOA
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.
Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.
Por isso ele andava
depressa, depressa,
p´ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.
Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo
FERNANDO PESSOA
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