terça-feira, 27 de março de 2012

Exames do 4º ano em 2012/2013

O ministro  da Educação e Ciência  anunciou ontem durante uma conferência de imprensa para apresentação da proposta definitiva de revisão da estrutura curricular do ensino básico e secundário, que a partir do próximo ano lectivo, os alunos do 4.º ano vão passar a ter provas finais de ciclo que contarão para a nota. 

Segundo o ministro Nuno Crato, a introdução da prova final no 4º ano terá um processo semelhante ao dos exames finais do 6º ano, que arrancam no final do presente ano lectivo. "No primeiro ano, que será de transição, a prova final terá um peso de 25 por cento na nota do aluno. Nos seguintes, será de 30 por cento", explicou Nuno Crato.
Isto significa que um aluno chumba de ano se, por exemplo, tiver 60 valores de nota final, numa escala de 0 a 100, e se obtiver menos de 26 % no exame. Quem tiver 40 % de nota final, precisa de 74% no exame para passar.



Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, recomenda ao ministério que "proceda a uma uniformização das escalas de avaliação final, para não haver confusões com as escalas de A a F ou de 1 a 5". A versão final da reforma curricular prevê, também, que as escolas passem a definir a duração das aulas, conforme o critério de cada uma, estabelecendo-se para isso um mínimo de tempo por disciplina e um máximo de carga curricular.
Vamos ser os primeiros a experimentar estes novos exames... 
Vamos ver o que nos espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário