sexta-feira, 22 de março de 2013

Leira dos Odores I - A Hortelã-Verde

Após um ano de intervalo em que quase todas as nossas plantações foram dizimadas (arrancadas,  pisadas ou partidas) , esta primavera vamos voltar ao mesmo projeto, mas, vamos fazê-lo com plantas aromáticas e medicinais noutros moldes. Vamos fazê-la dentro da sala.
Esta primeira postagem será dedicada à Hortelã - Verde, ( Menta spicata), também conhecida simplesmente como hortelã.
É uma planta herbácea perene, que atinge 30 a 100 cm, existem inúmeras variedades cultivadas.
É uma planta originária da Ásia, mas há muito cultivada em todo o mundo, devido às suas essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas. Tolera bem diferentes condições climáticas, desde que não falte a água.

É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental.É uma das plantas mais usadas do mundo
É também utilizada como planta medicinal, estando inscrita nas farmacopeias de muitos países da Europa. De entre as inúmeras virtudes citadas, podem destacar-se: estimulante, estomacal, carminativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vómitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã é um ótimo calmante.
Em geral usa-se o óleo essencial ou uma infusão das folhas e sumidades floridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário