domingo, 18 de setembro de 2011

Tópico de reflexão III - A importância de dizer "não"

Neste final de domingo partilho convosco um tópico de reflexão que tem a ver com alguns equivocos da educação escolar e parental.
Existem ideias que surgiram, se espalharam e enraizaram. Exemplo disso é o fato de se considerar que dizer "não" a uma criança a traumatiza.

Atualmente existem muitos autores que consideram exactamente o contrário. O professor e psicólogo Eduardo Sá  afirma ser “impossível” promover a educação sem dizer “não”.  Este investigador, que lecciona na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra afirma a este propósito “Aquela ideia, muito infeliz, de que as crianças se educam com pessoas boazinhas e que passa por se imaginar que dizer 'não' traumatiza as crianças é mentira”, pelo que é uma ideia a dismitificar. A este propósito afirma ainda “É impossível sermos felizes sem entretanto dizermos que não."

 Com efeito, é necessário termos a coragem de dizer sim quando temos de dizer sim e não quando temos de dizer não, porque em muitas situações é mais fácil dizermos que sim e deixar passar.

Ao estabelecermos regras estamos a ajudar a criança a aprender como se deve comportar e reagir perante as várias situações da sua vida, promovendo assim, condições para que ela se desenvolva de maneira adequada e se torne um adulto equilibrado e seguro.

Ao dizer-lhe “não” estamos a mostrar-lhe que nem tudo é possível, e dizer-lhe o que ela deve e pode ou não fazer, é uma maneira de lhe dar segurança e lhe mostrar que nos preocupamos com ela, ensinando-a a lidar com as frustrações e a saber que nem tudo é permitido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário