domingo, 4 de dezembro de 2011

Presépio

Com a aproximação do Natal e numa época em que por força da crise temos que regressar às nossas tradições e à família, afastando-nos do consumismo que nos tem sufocado e manipulado, resolvi deixar-vos algumas informações sobre um símbolo do Natal - O presépio.

A palavra “presépio” significa “um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”. Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, onde  estão igualmente presentes aVirgem Maria, S. José e uma vaca e um burro. Por vezes acrescentam-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros.
Os primeiros presépios surgiram em Itália, no século XVI .
Relativamente a Portugal, pode-se  dizer que aqui foram feitos alguns dos mais belos presépios de todo o mundo, sendo de destacar os realizados pelos escultores e barristas Machado de Castro e António Ferreira, no século XVIII.
Machado de Castro

Os presépios normalmente são expostos em Igrejas, em casas particulares e também em muitos locais públicos.
Actualmente, a tradição de armar o presépio ainda se mantém, mas, com o surgimento da árvore da Natal, os presépios, cada vez mais, ocupam um lugar secundário nas tradições natalícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário