segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Animal do mês - Lagostim-Vermelho-do-Luisiana


O lagostim é um crustáceo de água doce que apresenta uma coloração avermelhada ou acastanhada. Possui 5 patas, respira por brânquias e pode permanecer algum tempo fora de água.
Atinge 15 cm de comprimento e pode viver dois anos.
Encontra-se em albufeiras, lagoas, charcos, rios e ribeiras. Suporta uma grande variedade de condições de temperatura e salinidade.
O lagostim-vermelho-do-Louisiana está mais activo durante o crepúsculo.
Consegue escavar túneis e enterrar-se no solo.

Ciclo de Vida
Para crescer o lagostim-vermelho-do-Louisiana descarta a carapaça e permanece escondido dos predadores durante o período de desenvolvimento da nova.
Atinge a  idade adulta rapidamente. Consegue reproduzir-se com facilidade e em grande número.
Possui uma alimentação muito variada como algas e plantas (herbívoro), detritos variados (detritívoro) e animais (crustáceos, peixes, ovos, larvas e adultos de anfíbios). Por vezes alimenta-se de indivíduos da mesma espécie.
O lagostim-vermelho-do-Louisiana é uma espécie exótica e invasora nativa da América do Norte, foi inicialmente introduzido em Badojoz (Espanha) nos anos 70 para fins alimentares mas depressa se dispersou pelas bacias hidrográficas da Península Ibérica.
O lagostim-vermelho-do-Louisiana causa graves impactes negativos na vida animal e vegetal nos habitats que invade e passa rapidamente a ser a espécie principal. Compete ferozmente por habitat, alimento e por predação com espécies nativas de lagostins (em Portugal com o Austropotamobius pallipes ou lagostim-de-patas-brancas), contribui para a redução de macrófitas, invertebrados, anfíbios e peixes e causa alterações na cadeia alimentar dos habitats aquáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário