sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Estudo do Meio - Pontos Cardeais


Tal como o próprio nome indica, os pontos cardeais, são pontos que servem de referência quando nos deslocamos ou quando queremos saber uma posição relativa.
Os pontos cardeais principais são: o Norte ( N), o Sul (S), o Este ou Leste (E) e o Oeste (O). Através deles é possível localizar qualquer lugar sobre a superfície da Terra.

Orientação pelo sol

Ao abrirmos os braços como mostra a figura abaixo, teremos a posição dos pontos cardeais. Ao nascente (local onde nasce o sol) chamamos Este (E), ao poente ( local onde o sol se põe), chamamos Oeste (O). O Norte (N) está localizado à nossa frente e o Sul (S) às nossas costas ( no local para onde o sol indica ao meio dia).


Queres saber mais sobre este assunto ? Clica aqui.

A Rosa-dos-Ventos

A Rosa-dos-Ventos é um esquema em forma de estrela que representa as diferentes direcções dos pontos cardeais e dos pontos colaterais. Todos os mapas devem conter, pelo menos, a indicação de Norte. (A direcção O - Oeste - pode vir indicada com W, do inglês West.)




A bússola

Uma bússola é um objecto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético terrestre, é por isso que indica sempre o Norte (N).

Queres aprender a construir uma bússola? Clica aqui.

Algumas atividades
 
Preenche corretamente

Completa

Responde às questões

Faz a legenda



Nenhum comentário:

Postar um comentário