domingo, 28 de outubro de 2012

Halloween

         O Halloween é uma festa que começou a ser conhecida em Portugal recentemente por influência da cultura e da disciplina  de Inglês , pois a sua maior importância reside nos países de língua inglesa  e existem mesmo muitas pessoas que não concordam com esta festa em Portugal por não ter nada a ver com a nossa cultura. 
Mas quem conhece verdadeiramente a história do Halloween?
           O Halloween é uma das comemorações mais antigas da história, remonta há milhares de anos. O Halloween que conhecemos hoje teve a influência de muitas culturas no decorrer dos séculos . É uma festa muito popular nos Estados Unidos e Inglaterra, e é celebrada no dia 31 de outubro .
          Os celtas da Bretanha Antiga tinham o culto da natureza e tinham muitos deuses, sendo o deus Sol o seu favorito, pois era "ele" quem determinava o tempo de trabalho e o tempo de descanso, além de ser também o responsável pela beleza da terra e a fartura da colheita.
     Eles acreditavam que bruxas, demónios e espíritos de pessoas mortas ficavam pairando na véspera do 1º de novembro, quando celebravam o Ano Novo.
     Era o fim da estação do sol e início da estação do frio e da escuridão. Para eles, nesta época de inverno o deus Sol era mantido como prisioneiro de Samhain, o deus da morte e Príncipe da Escuridão. Na noite anterior ao Ano Novo, 31 de outubro, os celtas acreditavam que Samhain reunia todas as pessoas mortas. Aí os mortos assumiam diferentes formas, sendo que os maus espíritos adquiriam forma de animais. Os piores deles transformavam-se em gatos. 
     Para se proteger dos maus espíritos, os sacerdotes celtas, chamados druidas, ofereciam-lhes coisas para comer e disfarçavam-se com máscaras, para que os espíritos não lhes fizessem mal. Essa oferenda era realizada através de um ritual realizado na floresta, entre os carvalhos (considerados árvores sagradas). Acendiam fogueiras e, enquanto dançavam ao redor do fogo, realizavam o sacrifício de animais, que era oferecido juntamente com as colheitas. Ao amanhecer os druidas davam a cada família uma centelha daquela fogueira para que ela acendesse com ele o fogo com o qual iria cozinhar. Acreditava-se, assim, a casa estaria mantida livre dos maus espíritos. 

Símbolos e Tradições


Esta festa, por estar relacionada na sua origem com a morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


Algumas imagens alusivas:






Video

Nenhum comentário:

Postar um comentário