domingo, 13 de janeiro de 2013

A Lua


A Lua  é o único satélite natural da Terra.
Situa-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta.
Vista da Terra, a Lua apresenta fases e exibe sempre a mesma face. Este fato gerou ao longo dos tempos inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de Lua nova.
Seu período de rotação é igual ao período de translação e demora 29 dias e 13 horas.
A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora em quantidade muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo).
Como não tem atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos, sendo apenas afetada pelas colisões com meteoritos.

 


A Lua é  a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua ( esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua afasta-se de nosso planeta em média 3 cm por ano).


Ficheiro:Maré.jpg
 
Curiosidades

A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se muito longe do eixo central de rotação da Terra.


Segundo a última contagem, existem mais de 150 luas (satélites naturais) no sistema solar:
  • Neptuno é cercado por 13 delas;
  • Urano por 27;
  • Saturno tem 60;
  •  Júpiter é o que tem mais até então e possui 64.

A maior Lua de todo o Sistema Solar é Ganimedes, uma das luas de Júpiter,  mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta. Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste visitado por seres humanos e onde a NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration) pretende implantar bases permanentes.

Video




Nenhum comentário:

Postar um comentário