terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Frisos / Tipos de Simetria

Resolvi efetuar hoje esta postagem, pois este tipo de conteúdos tem sido presença obrigatória nas Provas  de Avaliação Aferida realizadas nos últimos anos, e porque considero, que atendendo ao nível etário dos alunos, tem um grande grau de complexidade. Penso ainda que esta postagem além de ser mais uma forma de  abordar este assunto poderá ser uma mais valia para muitos dos pais e encarregados de educação que poderão não ter tido contato com a mesma e que através dela poderão apoiar melhor os seus educandos. 


"Muitos adornos de vasos, tecidos, paredes e molduras são formados a partir de um motivo ( desenho) que se repete periodicamente numa só direção", como podes ver nas imagens seguintes:
A esta repetição de figuras dá-se  o nome de FRISO.
Mas, o  que é afinal um friso?
Um friso é uma banda com um padrão que se repete indefinidamente e onde normalmente existem simetrias de translação  com uma única direção (geralmente horizontal). Contudo, também podem existir simetrias de outros tipos : reflexão, rotaçãoreflexão deslizante (ou de meia volta).

Simetria de Translação




Simetria de Reflexão




Simetria de Rotação



Simetria de Reflexão Deslizante

Se olharmos com atenção para algumas peças de cerâmica, para decorações de certas cozinhas e casas de banho e até para determinadas peças de vestuário, encontramos frisos. Muitas culturas, como a chinesa, a islâmica e a da Grécia Antiga, legaram-nos frisos em diversos objetos que encontramos hoje em museus.
Outras demonstrações dos tipos de simetrias
(clica no friso)


Nenhum comentário:

Postar um comentário