quarta-feira, 12 de junho de 2013

Resultados dos exames nacionais do 1º ciclo

A nota média nacional das provas finais do 4.º ano a Português foi negativa, próxima dos 49%, enquanto a Matemática se situa nos 57%, segundo os resultados divulgados esta quarta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência.
A percentagem de alunos que obteve classificação de nível 3, 4 e 5 foi de, aproximadamente, 53% na disciplina de Português, sendo de 64% na de Matemática.
As provas de Português e de Matemática decorreram no início de maio, em 1152 escolas do território continental e regiões autónomas, e foram realizadas, no caso da disciplina de Português, por 106.528 alunos, e, no caso da Matemática, por 106.419 alunos.
Cerca de três mil professores do 1.º ciclo do ensino básico estiveram envolvidos na classificação das provas.
Um total de 50.140 alunos teve negativa a Português, com a maioria destes a ver a sua prova classificada com uma nota de nível 2. Ainda assim, 56.388 obtiveram uma nota igual ou superior a nível 3.
A Matemática, a grande maioria dos alunos do 1.º ciclo que prestou provas nesta disciplina obteve uma nota entre o nível 2 e o nível 3. No entanto, do total de 106.419 alunos que fez exame de Matemática, os 34.299 que conseguiram uma nota positiva de nível 3 superam em cerca de meio milhar os 33.761 que conseguiram uma classificação de nível 2.
Ainda a Matemática, foram quase 29 mil os alunos que conseguiram uma classificação positiva de nível 4.
Quanto aos domínios tidos em conta na avaliação das provas, no caso do exame de Português, foi em "Leitura e Escrita" que os alunos apresentaram maiores dificuldades, com 51% das crianças que se apresentaram a exame a serem classificadas com uma nota de nível 2, neste elemento.
Quanto ao "Funcionamento da Língua", a maioria dos alunos obteve uma nota entre os níveis 2 e 4 e, na "Escrita", 76% tiveram uma classificação positiva, igual ou superior a 3.
Na Matemática, foi o grupo "Geometria e Medida" que mais dificuldades levantou aos alunos, com 50% a ter nota negativa, maioritariamente de nível 2.
No domínio de "Organização e Tratamento de Dados", 40% dos alunos teve uma classificação de nível 5, o nível máximo, e foram menos de 30% os que, neste aspeto, não conseguiram uma nota positiva.
Quanto a "Números e Operações", a maioria das crianças foi classificada com notas entre os níveis 2 e 4.

Noticia do "Jornal de Notícias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário