quarta-feira, 30 de maio de 2012

Animal do Mês - Lince Ibérico




O lince-ibérico (Lynx pardinus) é uma espécie associada ao matagal mediterrâneo e a bosques de carvalho, sobreiro e azinheira, onde encontra matos baixos, ideais para a actividade da caça e manchas de vegetação densa, onde se abriga e reproduz.
Este carnívero pode pesar entre 8 e 14 Kg e medir entre 80 a 110 cm. A sua alimentação preferencial é constituida por coelhos, mas quando estes faltam come veados, ratos, patos, perdizes, lagartos, etc.
O lince ibérico, como predador de topo, tem um papel fundamental no controlo das populações de coelhos (sua presa favorita) e de outros pequenos mamíferos de que se alimenta.



É um animal essencialmente nocturno. É um trepador exímio e por dia, poderá deslocar-se cerca de 7 km.
Os territórios dos machos podem sobrepôr-se a territórios de uma ou mais fêmeas.
Os acasalamentos, pouco frequentes, ocorrem entre Janeiro e Março e após um período de gestação que varia entre 63 e 74 dias nascem entre 1 e 4 crias. O mais comum é nascerem apenas 2 crias que recebem cuidados unicamente maternais durante cerca de 1 ano, altura em que se tornam independentes e abandonam o grupo familiar. Normalmente, quando nascem 3 ou 4 crias, estas entram em combates por comida ou, sem qualquer motivo e acabam por sobrar apenas 2 ou até 1. Esta é uma das causas dos seus pequenos aumentos populacionais.

Até ao início do século XX, o lince encontrava-se por toda a Península Ibérica, contudo, na segunda metade do século passado, sofreu uma diminuição drástica a sua área.
A principal ameaça resulta do desaparecimento progressivo das populações de coelhos (sua principal presa) devido à introdução da mixomatose. A pneumonia hemorrágica viral, que posteriormente afectou as populações de coelhos, veio piorar ainda mais a situação do felino.
Mas existem outras ameaças como : a utilização de armadilhas, a caça ilegal e os atropelamentos.
Actualmente, a sua presença limita-se a pequenos núcleos isolados no Centro e Sudoeste da Península Ibérica, não existindo mais de 50 linces em Portugal, estando esta população a diminuir.
Distribuição do lince ibérico


A Reserva Natural da Serra da Malcata é a que está mais emblematicamente associada ao lince.

Reserva Natural da Serra da Malcata


O Lince Ibérico - 1ª parte



Actualmente o lince Ibérico é o felino mais ameaçado do mundo.

A sua população está confinada a pequenos agregados dispersos, resultado da fragmentação do seu habitat natural. Devido a factores antropogénicos, apenas 2 ou 3 agregados populacionais poderão ser considerados viáveis a longo prazo. Nesse sentido como medidas de conservação, foi iniciado um programa de reprodução em cativeiro em Espanha e em Portugal ( Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (Silves) que começa a dar os primeiros resultados.
  VIDEOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário