sexta-feira, 18 de maio de 2012

Expressão plástica - Técnica da Aguarela

Esta semana temos estado a explorar a técnica da aguarela. Aqui ficam mais algumas informações.


Menino
Como é feita a aguarela?
A aguarela é fabricada a partir de pigmentos moídos em pó, misturados com goma arábica. Em tempos também se misturaram outros aditivos, como glicerina, mel e outras substâncias para aumentar a transparência e retardar a secagem.
Aguarelas vulgares
Características da aguarela
A aguarela caracteriza-se pela transparência das suas cores.
As tintas existem à venda em estado sólido (pastilhas), pastoso (tubos) e líquido (frascos).
Em qualquer dos casos usa-se a água como solvente até se obter o tom pretendido.
Técnicas de pintura em aguarela
Na aguarela colocam-se primeiro as cores claras e depois as escuras.  Usam-se basicamente duas técnicas que consistem no seguinte:  
  1. sobreposição de camadas de tinta sobre papel seco, deixando secar cada camada que se aplica antes de pôr a seguinte, obtendo sucessivamente tons mais escuros.  
  2. aplicação da aguarela sobre papel previamente humedecido (com uma esponja, por exemplo), permitindo a livre expansão desta na superfície do papel e mistura das cores no momento  em que se deposita a tinta (lavis). 

Pode-se ainda trabalhar com materiais que isolem previamente zonas do papel, como por exemplo pastéis de óleo ou borracha líquida e depois aplicar a aguarela...
Mais informações
  • Os papéis de aguarela são encorpados, texturados e/ou granulados e existem à venda numa grande variedade. 
  • Existe uma  grande variedade quer em qualidade quer em forma de pincéis. Os bons pincéis, bem como as boas cores são caros... Os melhores são os de pelo de cauda de marta vermelha ou em sua substituição os sintéticos.
  • Embora a aguarela seja principalmente uma técnica de pintura é também usada para desenhar, ilustrar ou trabalhar em conjunto com materiais variados de desenho.
  • A aguarela é uma técnica de grande dificuldade e que exige uma aprendizagem demorada por forma a conseguir resultados de qualidade.

Exemplos:

Árvores

Retratos

Nenhum comentário:

Postar um comentário