quarta-feira, 3 de abril de 2013

Animal do mês - Abelharuco





Este mês resolvi dar a conhecer um animal que existe muito na nossa região, que é pouco conhecido e que se distingue pela sua beleza.


Os abelharucos  são também conhecidos como melharucos, abelheiro, abelhuco, alrute, barranqueiro, milheirós e pita-barranqueira.
Os abelharucos distribuem-se pela Europa, África, Madagáscar, sul da Ásia e Austrália. Em  Portugal, são abundantes na zona do Alto Alentejo, nas zonas de montado. são aves migratórias que vivem a maior parte em latitudes elevadas, migrando para zonas tropicais e subtropicais na época da reprodução.

Os abelharucos são aves de pequeno a média porte, com bico longo, comprido lateralmente e um pouco curvado. A cauda é bem marcada e geralmente arredondada. A Plumagem dos abelharucos é colorida, em tons de verde vivo com manchas de outras cores na zona da garganta, barriga e/ou dorso. Não há dimorfismo sexual notório.
Os abelharucos têm uma alimentação baseada em insetos, principalmente abelhas e vespas. As presas são caçadas em voo e antes de ingerir a sua refeição, o abelharuco retira o ferrão do insetop esmagando-o contra uma superfície dura.
Vivem em grupo formando colónias. os ninhos são escavados nas margens dos rios, ou reciclados de tocas de animais. As posturas contêm entre 2 e 6 ovos brancos e os juvenis recebem os cuidados de ambos os progenitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário