sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O animal do mês - "A Avestruz"

A avestruz é uma das espécies de animais vivas mais antigas. Por aquilo que sabemos atualmente a sua história remonta há mais de 20 milhões de anos. 

avestruz m

A avestruz é a maior ave existente com altura entre 2-2,5 m e peso 90-130 kg.
Apesar de ser uma ave não pode voar, pois as suas asas e penas são bastante rudimentares, mas em compensação, as pernas são vigorosas e longas o que permite uma velocidade de 60 km/h.
O pescoço é longo e a cabeça pequena, ambos sem plumagem. 

Casal

A avestruz tem dimorfismo sexual que se manifesta quando atingem 1 ano e meio. A plumagem corporal dos machos é preta sendo branca na ponta das asas e na cauda e a das fêmeas é acinzentada ou cinza puxando para o marrom.
As penas do avestruz são macias e isolantes térmicos . Como não possui dentes o avestruz engole pedrinhas ou areia para ajudar a esmagar os alimentos, que são grama, frutos, sementes, arbustos, grãos, invertebrados e insetos. Tanto a visão como a audição são bem apurados, pois é isso que lhes permite prever o perigo.

avestruz f

As avestruzes são ovíparos. As fêmeas põem seus ovos fertilizados num único ninho comunitário (um buraco escavado no chão com 30 a 60 cm de profundidade). Um ninho pode conter de 15 a 60 ovos, com um ovo médio tendo 15 cm de comprimento, 12 cm de largura, e peso de 1.4 kg. Eles são brilhantes de esbranquecidos. Os ovos são chocados pelas fêmeas de dia e pelo macho à noite, aproveitando as cores diferentes dos dois sexos para melhor camuflagem.
O periodo de gestação é de 35 a 45 dias. Após a eclosão o macho cria sozinho os filhotes.
Esta espécie vive em média 50 anos, podendo variar de 30 a 70 anos.

avestruzes Nascimento de pintos

Fêmea com pintos
Desde meados da década de 1990 que o avestruz tem sido criado em Portugal, principalmente no Alentejo com fins turísticos e comerciais, Dele utilizamos a carne, as plumas e o couro. As plumas são utilizadas em decoração e o couro é de altíssima qualidade e o segundo mais caro do mundo (só o crocodilo é mais caro). A carne... é deliciosa, macia e mais nutritiva que as demais carnes vermelhas! Possui menos calorias, menos colesterol e menos gorduras.


Curiosidades:
  1. A avestruz é uma das espécies de animais vivas mais antigas e por aquilo que sabemos atualmente a sua história remonta há mais de 20 milhões de anos. O seu antepassado habitava uma vasta área compreendida entre a Península Ibérica (incluindo Portugal)  e a China. Foi apenas no último milhão de anos que o avestruz migrou para o continente africano.
  2.  1 ovo de avestruz equivale a 20 ovos de galinha

E aqui vos deixo um desenho para colorir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário