segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Varicela (ou catapora)

A varicela este ano está a atacar em força, particularmente na nossa turma (nunca tivemos tantos doentes em simultâneo).
Primeiro foi a Elsa e agora que ela conseguiu recuperar, temos a Ana, a Marina, O Rodrigo M. e a Tatiana.
Assim, como este é um assunto que normalmente não é abordado, resolvi fazer umas pesquisas para vos facultar mais informação.




A varicela (também conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infeciosa aguda, comum na infância dos seres humanos.
 É muito contagiosa (facilmente transmissível) e é causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3).
Vírus da varicela

 A transmissão é feita por via aérea (gotas aerossolizadas de espirros ou tosse), ou pelo contato com pele infectada. A varicela é quase exclusivamente uma doença de crianças, enquanto a zóster é uma doença de idosos (é uma forma reincidente tardia dos vírus da varicela que permanece dormente nos gânglios nervosos). A transmissão do vírus de idosos com zóster para crianças que depois desenvolvem varicela é uma importante via de infecção.
Entra no corpo pela faringe ou pelos olhos (através das mãos), multiplica-se e espalha-se pelo sangue até à pele.
O período de incubação (até o surgimento das pústulas) é de cerca de 12 dias.
Os sintomas iniciais são febre e erupções maculopapulares (exantemas), seguidas de erupções vesiculoeritematosas muito pruriginosas (ou seja, pústulas que causam comichão). As pústulas apresentam-se com base vermelha e cúpula transparente ("gota de orvalho em pétala de rosa"), com cerca de 3 milímetros de diâmetro. Várias gerações de exantemas surgem durante cerca de 4 dias, com vários estágios em zonas diferentes ao mesmo tempo.
Os exantemas são mais frequentes na região torácica, mas podem aparecer em todo o corpo, incluindo no couro cabeludo e na mucosa oral.
A varicela nas crianças é geralmente inofensiva.
Nos adultos, os sintomas são mais sérios e a doença mais perigosa. Embora normalmente possa curar-se sem problemas, por vezes pode gerar uma pneumonia intersticial ou problemas renais graves.
Tal como em qualquer outra doença, deve-se ser sempre consultado por um médico antes de tomar qualquer remédio pois o diagnóstico é clínico.
Entre os cuidados mais frequentes sugeridos ao paciente durante o período de infeção, estão cortar sempre as unhas e deixá-las limpas, evitar o contato com pessoas com baixa capacidade de defesa, usar roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras, usar luvas na hora de dormir, e evitar ao máximo coçar a varicela, porque marcas podem ficar para sempre no corpo.
É uma doença que não faz muito mal e a cura é feita pelo próprio organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário